• Aprendendo a programar com PortugolIDE - #04 Comentários em linha e em bloco


Chegamos a nossa quarta aula do curso Aprendendo a programar com Portugol IDE. Nesta aula veremos um recurso muito interessante que nos permite documentar o código que está sendo escrito: o recurso de comentários. O recurso de comentários nos permite documentar partes do nosso código e também permite fazer com parte do código-fonte não sejam executadas. São dois tipos de comentário:  em linha (inline) e o em bloco. Um detalhe importante dos comentários: eles não são executados pela linguagem!






Comentário "em linha" (inline)

O comentário em linha permite fazer o comentário de linhas individuais. Cada linha que você queira comentar precisará do indicado de comentário. O indicador de comentário é representado por barra dupla (//). Veja no exemplo abaixo:

inicio
   // isto é um comentário em linha (inline)

fim

Comentário "em bloco"

Com o comentário em bloco você poderá fazer um comentário mais extenso, que irá se estender por diversas linhas. Veja no exemplo abaixo:

inicio
   /* Este é um comentário
      em bloco. Você pode
      usar mais de uma linha. */
fim

Observe que para iniciar um bloco de comentário você deve usar a barra e o asterisco (/*) e fechar o bloco com asterisco e o barra (*/).


Vamos a aula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top
© CriarProgramas.com 2011 / 2016