• Aprendendo a programar com PortugolIDE - #02 Tipos de dados e variáveis

Olá pessoal! Seguindo com a segunda aula do curso Aprendendo a programar com PortugolIDE, neste vídeo vamos falar um pouco sobre os conceitos de Tipos de dados e variáveis. Dois conceitos fundamentais na programação de computadores e um está intimamente ligado ao outro. Na programação de computadores o uso da memória do computador começa aqui, já que as variáveis são armazenadas na memória do computador. Os tipos de dados dão vida as variáveis determinando o que pode ou não ser armazenado em uma determinada variável.







Tipos de dados

Abaixo vamos acompanhar os tipos básicos da linguagem do PortugolIDE.

- Inteiro: tipo em que somente pode ser armazenado valores numéricos inteiros. Ex: 10
- Real: com variáveis deste tipo podemos armazenar valor numéricos fracionários. Ex: 10.5 (é o mesmo que 10,5)
- Lógico: variáveis deste tipo admitem dois valores apenas: verdadeiro ou falso.
- Carácter: variáveis deste tipo podem assumir qualquer carácter. Ex: "A". Os valores deste tipo devem ser atribuídos sempre entre aspas.
- Texto: também conhecido como cadeia de carácter. É um conjunto de caracteres que junto formam um texto. Ex: "Aprendendo a programar". Os valores deste tipo devem ser atribuídos sempre entre aspas.

Variáveis

Observe a figura abaixo:



Imagine uma variável como uma caixa, que tem um etiqueta que diz o que pode ser armazenado nela (o tipo de dado) e tem um nome (no exemplo acima, nota). Com essa caixa devidamente identificada agora podemos armazenar de forma organizada os dados do tipo que ela foi identificada.

Sempre que quisermos mudar o valor dessa variável durante a execução do programa, simplesmente atribuímos um novo valor a essa "caixa". ;-)

Vamos a aula 2


Até a próxima aula! E não se esqueçam de se inscrever no meu canal e marcar o vídeo com Gostei caso gostem ou com um Não gostei, caso não gostem! É isso que nos torna melhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top
© CriarProgramas.com 2011 / 2016