• Aprendendo a programar com PortugolIDE - #01 Visão Geral

Olá pessoal! Hoje, vamos começar a nossa primeira aula sobre Principio de Construção de Algoritmos, utilizando o PortugolIDE. Em uma enquete que foi feita aqui no site, percebi que muitos gostariam de ter um treinamento, vídeo-cursos sobre desenvolvimento de softwares. Este curso que inicio hoje é o primeiro curso a ser veiculado no site e tem o propósito de ensinar como se constrói um algoritmo, o que são comandos de entrada/saída, operados e todos os conceitos que envolvem a parte fundamental da programação de computadores que são os algoritmos. Mas, antes vamos falar um pouco sobre o que é um algoritmo e sobre o PortugolIDE. Lembrando que as aulas serão no formato vídeo-curso e estarão disponíveis no meu Canal no YouTube.







Algoritmos

Algoritmos, se explicado de modo mais básico é um sequencia de passo finita (que tem fim), com um início bem definido. Executado algoritmos de forma automática constantemente, ao fazer um sanduíche, ao seguir as instruções de instalação de um produto ou mesmo preparar um bolo, por exemplo. Observe que em cada de um desses exemplos que deia acima, existe um início e um fim bem definido. Isso é simplificadamente um algoritmo. O computador comum que conhecemos, nada mais é que uma máquina de executar algoritmos. :-)

O PortugolIDE

O PortugolIDE é uma ferramenta excelente para aprendizado e ensino de algoritmos. A interface é
simples, possuindo um editor de código e uma ferramenta que possibilita escreve e converte o código para fluxograma (veja o que é fluxograma no Wikipedia, clicando aqui), o que facilita ainda mais. Os algoritmos podem ser escritos em português. Legal né ;-)


Site oficial da ferramenta:

Donwload:

Reportar link quebrado para o e-mail: criarprogramas@hotmail.com

A primeira aula está a sua espera

Vamos a primeira aula:


Até a próxima aula pessoal! Ahh: não esqueça de dar o marca o vídeo como Gostei se gostar ou Não gosto caso não goste. Preciso desse feedback de vocês! E se inscrevam no meu canal para mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top
© CriarProgramas.com 2011 / 2016