Receba novidades!

ASSINE NOSSO FEED

Feed

Siga-me
Publicidade
Sites Recomendados!



Escavadores de bits online!

Programação orientada a eventos

Programação Orientada a Eventos é um paradigmaParadigmas de programação - Como funciona a programação orientada a eventos? de programação, ou seja, um modelo de programação. Segundo o dicionário Aurélio, um dos significados da palavra evento é:

“Ocorrência, num fenômeno aleatório, de um membro de um determinado conjunto que se define a priori; acontecimento.”

Ou seja, evento é um acontecimento. Mas, como esse significado é atribuído à Programação Orientada a Eventos? Nada mais simples. As telas do sistema operacional Windows são um bom exemplo disso: você clica em botões, coloca o foco nos campos de digitação, abre (carrega) formulários/janelas… Bom, já percebemos que com isso, executamos três eventos:

- Clicar;

- Carregar;

- Foco.


Disso podemos concluir que: evento é o momento em que um controle/objeto vai ser executado em nosso programa. Logicamente a Programação Orientada a Eventos está diretamente ligada aos eventos que acontecem no programa. Sistemas com interface com usuário utilizam bastante o conceito de eventos, pois o operador de um programa precisará interagir com as telas/janelas do programa e muitas vezes isso é feito através de botões e campos de digitação.

O VB.Net pode ser considerada uma linguagem orientada a eventos, assim como Object Pascal (Delphi), C# – também da plataforma .NET da Microsoft – entre outras linguagens de programação.

VÍDEO

Assista ao vídeo em que falo sobre esse assunto, com um exemplo didático:

Conheceu a programação de computadores aos 15 anos de idade, tendo desenvolvido aplicativos em VB.NET, VB, VFP e C#.NET, principalmente para área de automação de negócios. Fascinado por eletrônica, apaixonado por programação. Atualmente, graduando em Ciência da Computação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>